Preciso fazer manutenção no meu sistema fotovoltaico???

Filed in:

Manutenção do sistema fotovoltaico

Os módulos fotovoltaicos podem acumular sujeiras como poeira, folhas, dejetos de aves, dentre outros resíduos. Segundo o laboratório Nacional de Energias Renováveis dos Estados Unidos (NREL) as perdas de eficiência devido à sujeira podem chegar em até 25% em alguns casos. Dependendo da região é aconselhado a limpeza dos módulos a cada 6 a 12 meses.

Além da perda de eficiência há também outras razões para se fazer manutenção periódica. Sujeiras fixas podem causar danos irreversíveis nos módulos, como Hot Spot (ponto quente) nas células, sendo um defeito que pode danificar os módulos e não está coberto em garantia. As dilatações dos metais nas estruturas de fixação e disjuntores exigem reaperto, assim como verificações de oxidação das estruturas metálicas, e danos nos cabos e diodos de by-pass devido à animais que possam fazer ninhos embaixo dos módulos.

Na manutenção periódica do sistema também é necessário fazer a verificação dos quadros de distribuição, estruturas de fixação, cabeamento e análises termográficas para identificar possíveis falhas no sistema, assim como medições dos parâmetros elétricos garantindo o bom funcionamento, a segurança e o retorno do investimento.

Uma fina camada de poeira já pode afetar a produção em cerca de 5%. Normalmente observa-se essa perda mínima a cada 12 meses, tempo necessário para realizar a limpeza e manutenção do sistema. O custo da manutenção varia caso a caso, geralmente esse gasto é compensado com o ganho de rendimento, e ainda mantém a usina segura.

Importante contratar sempre uma empresa especializada para realizar esse tipo de serviço, exigindo qualificação técnica para trabalhar em altura (NR35), nos casos de instalações em telhados, e em instalações elétricas (NR10). Além de ser necessário o uso de ferramentas adequadas para a prestação do serviço, pois há um grande risco de comprometer a instalação.

Giuliano Alegretti

Profissional graduado em Engenharia Elétrica pela UNESP. Especializado em Energia e Automação pela Politécnica de Toulouse/França. Especializado em Gestão de Produto e Análise de Viabilidade Financeira pela FGV. Certificado em Energias Renováveis e Eficiência Energética pela ONU. Experiência internacional com atuação em grandes multinacionais como Schn

Leave a Reply

  • UA-101425466-1