Energia Fotovoltaica causando impacto social

Filed in:

Na África, 620 milhões de pessoas, duas vezes o tamanho dos Estados Unidos, não têm acesso à eletricidade. Muitos deles nunca viram uma lâmpada.

As enfermeiras estão tratando as pessoas no escuro e não há refrigeração para armazenar vacinas e medicamentos. Apenas 34% dos estabelecimentos de saúde dispõem de acesso à eletricidade na África Subsaariana.

 

 

Os alunos usam velas e lâmpadas de querosene em salas de aula. Apenas 35% dos alunos têm acesso à eletricidade.

As pessoas não têm acesso a água limpa porque não há energia para bombear os aquíferos. 900 crianças por dia, uma criança a cada dois minutos, morre de doenças transmitidas pela água.

Com tecnologia de energia solar israelense, estão resolvendo isso e rápido. Estão combatendo a falta de água limpa, educação, fome e doenças. Como?

Estão usando bombas com energia solar para bombear água que está presa abaixo do solo nos aquíferos em regiões onde há seca e fome. Os sistemas de bombeamento solar de água proporcionam mais de 20.000 litros de água limpa por dia por aldeia. Em toda a aldeia, há água suficiente para beber e para os sistemas de irrigação por gotejamento que trazemos de Israel, permitindo que as famílias cultivem mais alimentos com menos água.

Em clínicas médicas, instalam painéis solares para substituir lâmpadas de querosene com lâmpadas mais eficiêntes em cada sala, oferecendo aos profissionais de saúde e aos pacientes cuidados médicos adequados que eles merecem. A energia dos painéis solares permite refrigeração para armazenar adequadamente vacinas e medicamentos pela primeira vez.

Fonte: https://innoafrica.org/

Giuliano Alegretti

Profissional graduado em Engenharia Elétrica pela UNESP. Especializado em Energia e Automação pela Politécnica de Toulouse/França. Especializado em Gestão de Produto e Análise de Viabilidade Financeira pela FGV. Certificado em Energias Renováveis e Eficiência Energética pela ONU. Experiência internacional com atuação em grandes multinacionais como Schn

Leave a Reply

  • UA-101425466-1